Como muitos falam, a morte é a única certeza que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam nem de pensar, porém de outro lado existem pessoas que possuem algumas dúvidas sobre herança, seja por curiosidade ou por ter a intenção de planejar a sua sucessão.
Uma dúvida de quem não tem filhos é quem serão seus herdeiros. Adiante iremos explicar como fica a herança neste caso de não haver filhos.
1. Quem é considerado descendente?
A lei fala que são descendentes os filhos, os netos, os bisnetos e por aí vai. Perante a lei, os descendentes são considerados herdeiros necessários.
2. Quem é considerado ascendente?
Os ascendentes são os pais, avós, bisavós, trisavós e, assim como acontece com os descendentes, são herdeiros necessários.
3. O cônjuge e companheiro também são herdeiros?
Independentemente do regime de bens adotado pelo casal, o cônjuge e companheiro também é herdeiro, inclusive é também herdeiro necessário.
4. O que são parentes colaterais?
A lei determina que, são parentes colaterais as seguintes figuras:
- Irmão.
- Tio.
- Sobrinho
- Primo
Sobre os parentes colaterais uma observação importante é que, para a lei, o filho do primo, popularmente chamado de primo de segundo grau, não é considerado parente.
5. Quem são os herdeiros quando não há filhos ou qualquer outro descendente?
A questão dos herdeiros irá depender da situação em concreto, o qual iremos abordar cada situação individualmente.
- Se casado ou viver em união estável e os ascendentes ainda são vivos: a herança será dividida entre o cônjuge ou companheiros e com os pais.
- Se casado ou ter união estável e os ascendentes não são mais vivos: a herança fica somente com o cônjuge ou companheiro.
- Não é casado nem vive em união estável e os ascendentes ainda estão vivos: a herança fica com os ascendentes.
- Não é casado nem vive em união estável e não existem ascendentes vivos: neste cenário serão os herdeiros os parentes colaterais.